• Betânia Costa

Resolva problemas através da metodologia de Coaching

Matéria publicada na Gazeta de Ouro Fino.

Muitas pessoas desistem de seus projetos assim que surge um problema ou obstáculo. Sabe por que? Porque temos uma tendência natural de colocar o problema no centro das situações e isso nos paralisa.

Nesta edição vim apresentar um método bastante eficiente de solucionar problemas. É uma ferramenta simples mas de resultados surpreendentes comumente utilizada em processos de coaching e que vai ajudar você a resolver seus desafios:

Siga o passo-a-passo e tenha foco em cada uma destas etapas. Vamos lá?

  • Passo 1: transforme o desafio em meta. Estabeleça data a ser resolvido. Exemplo:

Problema: Me desentendi com meu cônjuge e estou com muita raiva dele.

Transformando em meta: Reestabelecer a paz (não sentir raiva e retomar os hábitos felizes) do meu casamento até dia xx/xx

Problema: Meu carro quebrou e estou sem dinheiro para mandar consertar.

Transformando em meta: Conseguir x reais pra pagar meu carro até dia xx.

Problema: Fui demitido.

Transformando em meta: Conseguir um trabalho novo, ou uma renda de R$x até dia xx.

  • Passo 2: pense em três formas de resolver o problema.

Atenção! Foque em desenvolver no mínimo três opções! Quando temos apenas uma opção, temos a sensação de sermos refém de uma única saída o que nos deixa em posição de vítima. Quando temos duas opções entretanto, temos um dilema o que é bastante desconfortável também, porém ao termos três opções passamos a ter liberdade de escolha e isto nos dá recursos emocionais positivos o que nos possibilita maior sucesso em nossas decisões. Por isto é importante usarmos nossa criatividade para buscar outras soluções e possibilidades para os novos e também para os antigos problemas.

Aliás precisamos estar atentos para este grande erro - sempre resolver as coisas da mesma forma. E ainda acostumar-se a dizer: “já fiz de tudo”. Será que fizemos mesmo? Em geral não. Temos a tendência de resolver nossas questões sempre com o mesmo padrão de pensamento e decisão e dai a causa de arrastarmos antigos problemas por toda uma vida.Vale a pena pensar diferente e investir tempo neste exercício de criatividade e estratégia.

  • Passo 3: Analise cada uma das opções, listando as perdas e ganhos envolvidos em cada decisão. Este exercício visa dar clareza a respeito dos riscos e também das possibilidades de ganhos, e ao eliminar os pontos cegos, você estará preparado para enfrentar os desafios futuros com atitudes planejadas e conscientes.

  • Passo 4: Siga em frente com a opção escolhida. Lembre-se: toda decisão envolve perdas e ganhos. Saber lidar com isto, é parte do jogo da vida e o nosso papel é saber correr riscos calculados e minimizar os riscos, apenas isto.

A mente que realiza, vê soluções onde a maioria vê problemas. A crise exigirá de todos nós um novo olhar criativo. Use esta técnica e inove nos seus negócios e na sua vida!

Grande abraço e até a próxima.

Betânia Machado – Master Coach

  • Diretora e Fundadora do Instituto Alta Performance, sede em São Paulo, especializada no desenvolvimento pessoal, profissional e de organizações, através de coaching e outras metodologias cientificamente comprovadas.

  • Master coach membro da Sociedade Latino Americana de Coaching e Academia Emocional.

  • Formada em Comunicação Social pela Belas Artes com extensão em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas

  • Com experiência de mais de 15 anos no mercado executivo com atuação em empresas nacionais e multinacionais.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo