• Betânia Costa

Você deve fazer coaching?


Desenvolvi o método Viver em Alta Performance e enquanto eu escrevia este livro, o número de treinandos já era substancialmente grande para que eu tivesse fortes convicções a respeito da eficácia do coaching.

Apoiei meus clientes em decisões e experiências maravilhosas e acompanhei pessoas que tiveram resultados realmente extraordinários:

  • Se encorajaram a empreeender deixando trabalhos onde eram infelizes,

  • Retomaram cursos que haviam parado e já estão com o diploma nas mãos,

  • Mudaram hábitos importantes,

  • Melhoraram seus relacionamentos,

  • Potencializaram os lucros dos negócios,

  • Transformaram a estrutura de suas empresas,

  • Tomaram atitudes decisivas e positivas com relação as suas equipes,

  • Aumentaram sua inteligência emocional,

  • Tornaram-se líderes inspiradores,

  • Emagreceram e mantiveram o peso com hábitos mais saudável,

  • Vi até quem se propos a ser um marido melhor e se humanizou sensívelmente.

Os resultados são realmente surpreendentes, o que me assegura de que meu trabalho como coach tem tranformado a história de muitas vidas.

Mas para que eu mantenha a alta expectativa de que todos os meus clientes saiam dos processos com suas metas atingidas ou extrapoladas, sou bastante criteriosa na seleção e prezo por admitir apenas clientes que demonstrem um nível superior de compromisso com sua meta.

Além disto, logo na primeira entrevista com meus potenciais clientes, eu dismistifico algo para qual gosto de parafrasear um grande mestre do coaching no Brasil, Sulivan França, atual presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching quando ele diz:

“Eu dou coaching, não faço milagre!”

Sim! O coaching é a bola da vez, está na moda e todo mundo está procurando ter um coach. Tem centenas de pessoas oferecendo algo que dizem ser coach, trabalhando com pessoas que "dizem" que “querem” atingir uma meta.

Reitero! A maioria das pessoas “diz” que … quer ficar rico, quer ter um bom casamento, quer ter um bom salário, um bom trabalho, quer emagrecer.

Mas eu quero alertá-los de que uma coisa importante!

“Querer” não leva ninguém a lugar nenhum. Admito! É um bom começo, mas o que leva uma pessoa a algum lugar é: fazer + fazer bem feito + fazer certo! E isto tem um preço.

Pensamento positivo? Mudança de crenças, ajuste de mindset…

Enfim, todas as expressões comumente associadas ao coaching na mídia são válidas, sem dúvida! Mas chegar a algum lugar onde nunca esteve, conquistar novas posições e atingir novos patamares financeiros, exigirá do cliente esforço, compromisso, disciplina e foco! Exigirá dele fazer coisas que nunca fez, buscar novos conhecimentos e novos relacionamentos quiçá.

Para pessoas que acreditam que é possível obter resultados grandiosos com pouco ou nenhum esforço, pessoas que querem conquistas sem renúncias, como ficarem magros comendo e ricos deitados no sofá da sala. Pasmem! O mercado está lotado de gênios da lâmpada com o pseudônimo coach! Mas convenhamos que o mesmo mercado também está igualmente cheio de clientes insatisfeitos.

Pode parecer redundante dizer mas vale a pena: grandes metas exigirão de você grandes esforços. Não confie em soluções mágicas com resultados incríveis mas com pouco esforço. Isto não é sustentável.

Coach é sensacional. É um método que vai abreviar o tempo para sua conquista, e sim vai te conduzir a resultados excepcionais, a receita ideal para um processo dar certo? Um coachee comprometido e um coach responsável. Dá certo? Dá! Muito… eu mesma bati metas incríveis. Vale muito a pena. Não custa barato (e isto é assunto para outro capítulo), mas vale cada centavo investido.

E você? Deve fazer coaching?

Coaching é para quem quer atingir uma meta (mais que tudo, de verdade e com força!) mas não tem conseguido sozinho. Mesmo que a meta não esteja tão clara ainda, ou se você está meio perdido procurando se achar, ou se quer chegar a um lugar e não sabe ainda muito bem onde (?!), não importa! Se você quiser mesmo e estive disposto a mudar a sua vida, procure um coach profissional e responsável, ele pode e muito te ajudar a chegar onde você quiser!

Obs: este texto é uma adaptação do livro Coaching – Definindo Metas e Atingindo Resultados que será lançado em breve, da autora Betânia Machado Costa. Lançamento em novembro de 2016.

Betânia Machado Costa - Coach de Alta Performance

Especialista em Leader Coach pela Sociedade Latino Americana de Coach, formada em coach de excelência pela Academia Emocional e criadora do método de coach Viver em Alta Performance. Diretora da BMC Training, formada em Comunicação Social e Pós em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas com mais de 10 anos de vivência no mercado em empresas nacionais e multinacionais.

www.ViverEmAltaPerformance.com

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo