• Betânia Costa

Aumente suas chances de ser chamado para uma entrevista


Gente, vamos lá! Publiquei uma vaga de analista de marketing pleno há alguns dias. Analisei diversos currículos e quero deixar algumas dicas para ajudá-los na busca por uma nova oportunidade:

1- Leia o anúncio e veja se você se adequa ao perfil da vaga. Seu CV é um documento e não um aviaozinho que deve ser jogado para todo lado! Recebi cv absolutamente fora do perfil solicitado. Oi?

2- Envie no CV seu endereço residencial quando isto for considerado como diferencial. A vaga era pra SAnto André e pedi pessoas do ABC e ou regiões de fácil acesso. Recebi currículos de regiões com Alphaville e Osasco. Véi na boa?! Você conhece São Paulo? Vc vai ficar 10 horas entre ir e voltar.

3- A vaga em questão exigia fluência em inglês e/ou espanhol. Recebi diversos cvs sem especificação disso. Um deles, ainda perguntei de volta: vc tem fluência? resposta: tenho mas esqueci de colocar no CV, quer que te mande de volta? (quanta proatividade :( )

4- Crie um CV customizado a cada vaga tendo o trabalho de mudar o objetivo. Se seu objetivo é trabalhar em estúdio de rádio e tv, porque eu te chamaria para entrevista de analista de marketing no mercado corporativo? rs

5- Mande no corpo do email um breve resumo dizendo: "Porque eu me encaixo para esta vaga." Esta justificativa é meio caminho andado para você passar pela seleção porque poupa o pobre selecionador de abrir seu cv e ver suas 1mm de experiências (nem todas afins a vaga pretendida) e chegar a conclusão que você não preenche os prerequisitos.

6- Se você é um profissional de comunicação/marketing o mínimo que se pretende é que você saiba SE vender. Isto inclui, fazer um bom layout e excluir informações irrelevantes. De verdade, eu respeito seu passado, imagino que vc tenha apego a todas as suas experiências mas saber que você foi escoteiro da guarda mirim, não fará de você um profissional mais adequado a vaga, pelo menos não uma vaga de marketing. Então, retire esta e outras informações bobas do currículo. Isto vale também para experiências efemeras e pouco relevantes. Vamos lá... Resumeeeee!

7 - O selecionador é uma pessoa como eu e você. Está lotado de coisa pra fazer e tudo o que você fizer para facilitar a vida dele e mostrar a melhor aparência possível, vai colaborar para que você seja chamado para entrevista, ou não. Tamo na correria, vai?! Ajuda ai!

Por fim, reitero que já encerrei a vaga. Agradeço a todos que enviaram o cv até segunda. Os demais não estou mais recebendo e nem respondendo, ok? Boa sorte pra vcs.

Betânia Machado Costa - Coach de Alta Performance

Especialista em Leader Coach pela Sociedade Latino Americana de Coach e criadora do método de coach Viver em Alta Performance. Diretora da BMC Training, formada em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Ampla expertise no mercado corporativo com vivência de mais de 10 anos em empresas nacionais e multinacional.

www.ViverEmAltaPerformance.com

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo