• Betânia Costa

A Teoria da Inteligência Multifocal

A inteligência multifocal é uma teoria sobre a construção dos pensamentos, tendo como objetivo explicar como eles são formados dentro da mente humana. Entendemos como inteligência o produto do funcionamento de um vasto conjunto de estruturas psicodinâmicas, em outras palavras, a capacidade de ter consciência, pensar e se emocionar. Para existir, ela se alicerça em quatro processos:

Teoria da Inteligência Multifocal - Viver em Alta Performance
  • Construção dos pensamentos

  • Transformação da energia psíquica

  • Formação do “eu”

  • Organização da história consciente e inconsciente em nossa memória.

Qual o objeto de estudo da Teoria da Inteligência Multifocal

A teoria do funcionamento da mente visa promover o pensamento humano, expandindo seu senso crítico e racional por meio de um processo de interiorização. É baseado na filosofia, na psicologia existencial e na psicanálise arquetípica, levando o homem a ser produtor de suas próprias ideias e pensamentos.

Passamos todos os dias por experiências positivas e outras não. A inteligência multifocal busca resgatar a autoestima, trabalhando de forma positiva nas frustrações e nos auxiliando a nos proteger das emoções negativas.

Essa teoria aborda desde as origens da inteligência humana até o alcance mais distante das cadeias de pensamentos em uma sequência minuciosa de formação de ideias.

Como a Teoria da Inteligência Multifocal pode me ajudar?

O primeiro uso dessa metodologia está no desenvolvimento do próprio indivíduo e, consequentemente, suas relações intra e interpessoais. Isso traz uma melhora significativa em questões como trabalho em equipe e o carisma, característica indispensável para profissionais que almejam lugares privilegiados na carreira.

A Teoria da Inteligência Multifocal é uma metodologia responsável pela criação de líderes capazes de realizar grandes mudanças de forma positiva na empresa em que trabalham. Isso se deve a sua natureza multidimensional. Ela trabalha diretamente na formação dos pensamentos, quebrando paradigmas que nos paralisam e fazendo com que consigamos pensar verdadeiramente “fora da caixa”.

A grande diferença entre um chefe e um líder é que enquanto o primeiro tenta diminuir os danos causados pelo eminente desabamento da casa, o segundo consegue ver as pequenas rachaduras quando se formam, sendo capaz de evitar que a construção desmorone. Em outras palavras, o chefe vê os grandes erros, já o líder consegue antevê-los e reagir a eles

A inteligência multifocal desenvolve e liberta o pensamento crítico do ser humano, sua capacidade de pensar antes de agir, ouvir pessoas com pensamentos contrários aos seus e chegar a uma escolha correta com mais facilidade. Além disso, o indivíduo com essa habilidade sempre irá ver os problemas como desafios a serem vencidos e tirar as melhores lições dos erros e derrotas.

Outras teorias que estudam a mente humana

Outras teorias estudam o desenvolvimento da inteligência, como por exemplo, a teoria da Inteligência Emocional e da Inteligência Múltipla. A primeira estuda o reconhecimento e a capacidade de lidarmos com nossos próprios sentimentos, e com os dos outros. A segunda explica a variedade e diferenças das habilidades cognitivas humanas, devido a nossa variedade de centros neurais e suas funções.

Desenvolvimento pessoal com o Coaching

Assim como a Teoria da Inteligência Multifocal, o Coaching é uma excelente metodologia para provocar essas mudanças internas, ajudando o coachee (aluno) a atingir todos os seus objetivos e bater as suas metas mais difíceis. O campo teórico utilizado na metodologia abrange disciplinas como a psicologia, psiquiatria, PNL, neurociência, entre outras.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nosso conteúdo com os seus amigos nas redes sociais.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo